quarta-feira, 12 de abril de 2017

Entrevistas entre alunos

No dia 5 de abril, os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professora Kazuko Inoue realizaram a segunda atividade referente do Projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã. A proposta era realizar entrevistas, em duplas, sobre o colega, com o objetivo de se aprofundar mais sobre a temática, organizar as informações obtidas, aprimorar o uso da linguagem oral e escrita, bem como, desenvolver o pensamento crítico e investigativo.




Primeiramente a professora resgatou com a turma o que já sabiam sobre a temática “entrevista”, instigando os alunos a pensarem sobre as seguintes questões: O que acham que é entrevista? Vocês já assistiram alguma entrevista? Já participaram de alguma entrevista? Qual a importância da entrevista?




Após, a professora dividiu a turma em duplas e apresentou um roteiro de perguntas pré-estabelecidas, das quais poderiam ser acrescentados outros questionamentos, de acordo com cada dupla. Foi explicado que um aluno começa entrevistando o colega e registrando as informações em folha, depois invertem-se os papéis.  




Como última atividade, foi solicitado que cada aluno realizasse o retrato do colega que entrevistou. Por fim, foram escolhidos alguns alunos para relatarem á classe as suas entrevistas.  



Foi uma atividade rica para os alunos, pois participaram de uma situação de comunicação oral aliando á forma escrita e ampliaram suas relações de amizade com os colegas. Para esta atividade, além da oralidade, foram utilizados recursos por meio de fotografias e vídeos dos trabalhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário